Os Novos Termos do Elo7 - Um Desabafo


Este post é um desabafo. É o que eu queria e precisava dizer a respeito do email que me chegou hoje do Elo7.

Eu tinha planejado voltar do carnaval falando sobre crafts, livros de artista e mais algumas coisas legais, mas hoje mesmo eu recebi um email que me deixou um pouco chateada.

Como todo mundo sabe, o Elo7 é provavelmente o maior e mais conhecido “marketplace” de produtos craft do Brasil. Normalmente, quando uma pessoa quer procurar coisas decididamente feitas à mão, elas vão direto para o Elo7. Outras ferramentas, como Tanlup e Airu também são grandes, mas não são tão focadas em craft como o Elo7.

Ano passado, como todo mundo também já sabe, chegou a nova Conta Pro. Conheço muita gente que largou o Elo7 por causa disso, porque as mudanças não foram assim, muito convidativas. Vamos relembrar:

- Com a nova Contra Pro, ganhamos um desconto na assinatura anual do sistema Elo7. Diga-se de passagem, o valor da Conta Pro antiga era irrisório para uma assinatura anual, e o desconto foi, também, irrisório.

- Essa mudança foi acompanhada pelo surgimento da comissão de 12% do Elo7 sobre o valor da compra. Como eu costumo finalizar as transações via email com o pagseguro, não sei dizer se os 12% são sobre o valor final (produto + frete) ou só sobre o valor do produto. Se alguém souber, me avisem que edito aqui.

- Somos obrigados a optar (oficialmente, na loja) o Moip como principal meio de pagamento. Você provavelmente nem conhecia Moip na época, mas esse método de pagamento entrou de cabeça em vários serviços de marketplace e também é o único método de pagamento do Airu, outra ferramenta que uso.

Nem é preciso dizer que deu muito, muito bafafá essas alterações. Muita gente saiu do Elo7, reclamando mesmo. Compreensível se considerarmos que muitas plataformas, apesar de cobrarem comissão, não costumam cobrar comissão E a taxa anual.

Vamos ver a continuação dessa história?



Ok, e o que aconteceu logo hoje?


E ai temos esse dia, muito especial, onde o Elo7 avisa sobre suas novas mudanças de Termos de Uso. Vamos à primeira:

1.       Conclusão dos pedidos: a partir de 15 de Abril de 2013 todo o processo de venda deverá ocorrer através do Elo7. Desta forma, não será mais permitido que o vendedor ou o comprador iniciem um contato ou um pedido pelo Elo7 e concluam a transação fora de nossa plataforma. O vendedor terá acesso aos dados necessários ao envio do pedido, assim como o comprador terá acesso as informações para pagamento, sem prejuízo algum ao processo atual de compra e venda.

O engraçado é que, pelas decisões que vemos a empresa tomar, fica muito fácil de ver o que estava causando desconforto e possíveis problemas ao Elo7. Desde a implementação do Moip e da taxa de comissão, muitas pessoas iniciavam a transação pelo site e a finalizavam por email, afinal, era mais fácil, permitia a ambas as partes a escolha de um método de pagamento mais adequado e, por fim, a comissão de 12% não era cobrada.

Já faz algum tempo que eu sou obrigada a usar Moip, e mesmo assim não me sinto tão confortável com ele quanto me sinto com Pagseguro. Mais simples e mais, hmm, confiável.

Ao cercear nossas vias de comunicação com o comprador, fica mais difícil oferecermos métodos de pagamento que não sejam o tal Moip.

Mas ai tem um detalhe:

“não será mais permitido que o vendedor ou o comprador iniciem um contato ou um pedido pelo Elo7 e concluam a transação fora de nossa plataforma”

Analisando isso devagar, nós vemos que até mesmo o contato com o comprador não poderá levar à uma comunicação em outras vias que não o novo modelo do Elo7. Veja com mais atenção no item 1.b:

b. Comunicação entre vendedor e comprador: a partir de 15 de Abril de 2013 o Elo7 oferecerá um novo sistema de comunicação entre comprador e vendedor para que todas as mensagens desde o primeiro contato fiquem armazenadas no site e sejam enviadas ao email do comprador e do vendedor sem prejuízo nenhum ao processo de comunicação atual. O registro destas comunicações via Elo7 é importante para mantermos um histórico completo dos pedidos dentro da plataforma desde o contato inicial e também para determinar infrações às novas políticas de vendas com base nas mensagens trocadas.

Eu vou rir muito caso essas mensagens sejam analisadas com mais interesse do que as próprias lojas do Elo7, que vendem produtos industrializados com facilidade. Afinal de contas, se por uma mensagem o vendedor envia seu email pessoal para o comprador, o Elo7 perde comissão. Se o vendedor está comercializando um produto industrializado, o Elo7 ganha sua comissão do mesmo jeito.

O item 1.a retifica que não podemos colocar informações de contato que não sejam os do próprio Elo7 em qualquer lugar visível da loja:

a. Divulgação de informações de contato do vendedor: a partir de 15 de Abril de 2013 não será mais permitida a divulgação de informações de contato do vendedor ou divulgação de outros sites, plataformas de vendas e meios de pagamento no banner, descrição ou fachada da loja, página dos produtos, mensagens ou em qualquer página hospedada pelo Elo7.
Veja bem, outros sites. Deixando em aberto, não fica claro quais sites. Eu entendo não poder colocar que tenho uma loja do Airu na página do Elo7, mas não posso colocar nem minha página pessoal?

Deixado em aberto dessa forma não fica claro para nós, os vendedores, que podemos infringir regras sem saber ao colocar endereços de nossos blogs. Ao mesmo tempo, para um site que preza tanto pelo empreendedorismo craft, restringir ferramentas básicas como sites próprios parece muito, muito hipócrita.

E bom, agora nós temos regras que precisamos cumprir. Em momento algum o Elo7 nos avisa qual será a punição para a infração dessas regras. Quando você coloca um produto não artesanal, ele é removido. Mas o que acontece com você caso o Elo7 encontre uma mensagem com seu email pessoal no sistema deles? 
Avisar o que irá acontecer é fundamental para aceitarmos tais termos.

Mas ai vem a cereja do bolo:

2.   Comissão sobre vendas: a partir de 02 de Julho de 2013 todas as vendas realizadas serão comissionadas em 12% (doze por cento) sobre o valor do pedido. A comissão sobre as vendas feitas via Depósito em Conta será faturada mensalmente com base nas transações realizadas através deste meio de pagamento. A cobrança da comissão para transações via Moip não sofrerá alteração e vendas pelo PayPal seguirão um modelo similar ao Moip de retenção da comissão no momento do pagamento do pedido pelo comprador.

Pois é. Lembra quando a nova Conta Pró apareceu, que muita gente dava desconto pra depósito? Então,  acabou.

Cerceando completamente nossas vias de comunicação, o sistema nos impede de finalizar a venda fora do Elo7. Dessa forma, o depósito em conta é cobrado da mesma forma que qualquer outra transação. Acaba sendo mais barato já que você não precisa pagar a taxa do Moip, só a do Elo7, mas se pensava em dar desconto pro seu cliente pra esse tipo de transação, acabou sua chance.

Então pense bem no que o Elo7 acabou de virar. Uma empresa voltada para o empreendedorismo craft que não te deixa mostrar seu site na página de produtos dele. Você paga um valor x para ter sua loja no ar, e tem 12% cobrado em cada transação que realizar. Você também tem que pagar a taxa do Moip, e, se quiser sacar quantias inferiores a 150, tem que pagar uma taxa também, porque o Moip gosta de muito de dinheiro.

O Elo7 acabou ficando muito parecido com o Airu. Só que o Airu, apesar do sistema bem similar, nasceu assim e é uma plataforma nova voltada para craft e moda. O Airu não cobra anuidade e você vai conseguir ter seu produto selecionado para promoção/destaque com mais facilidade. Eu mesma NUNCA tive um produto na página principal do Elo7, mas já tive produtos selecionados como destaque no Airu sem ter que fazer nada.

E sim, teve uma vez que eu fiquei uma semana inteira realizando um teste. Eu percebia que eram sempre as mesmas lojas que pulavam na página inicial do Elo7. Fiquei mais ou menos uma semana atualizando página inicial do Elo7 em diferentes horários do dia. Quando percebi que eram sempre as mesmas lojas, enviei um email para o SAC perguntando como era realizada a seleção. Recebi a resposta de que era aleatória, e somente fotos de boa qualidade eram selecionadas. Eu não sei quanto vocês, mas eu já vi fotos bem ruins na página inicial. Enfim...

O Airu também tem uma cláusula sobre repassar informações de contato para o comprador, mas é articulada de maneira diferente:

“Tendo em vista que o Usuário Comprador recebe os dados de contato do Usuário Anunciante (e vice-versa) após manifestar a intenção na compra do item anunciado, não é permitido inserir ou manter no próprio anúncio quaisquer dados pessoais para contato, tais como, e sem se limitar, a números de telefones, endereços de e-mails, ou páginas de internet que contenham os dados mencionados anteriormente.”

Veja como é informado de maneira diferente da do Elo7, e aparentemente bem menos restritiva. Eu mesma tenho meu site em destaque

E o que me fez escrever esse post foi o Elo7 não permitir nossa discussão à respeito. Não temos notícia pra falar sobre o que estamos sentindo. Não temos como reclamar e sermos respondidos pelo Elo7. Não temos como dar opinião nem nada.

Claro que sabiam que ia ser polêmico. O Elo7 não esta somente sendo modificado para se assimilar a outras ferramentas similares, esta se modificando para uma ferramenta que não tem mais o foco no empreendedorismo craft. O Elo7 está se tornando cada vez como qualquer outra empresa por ai. Hoje em dia, não faz mais sentido se manter no Elo7 com ferramentas como o Tanlup.

E quanto mais o Elo7 se distancia do seu foco inicial, mais ele perde clientes e mais terá que forçar a barra para cobrir suas despesas. No fim, o Elo7 vai ser só mais um na multidão.
Ufa.

Bom, eu precisava escrever alguma coisa sobre isso, porque estou guardando essa vontade desde a nova (agora antiga) Conta Pro. Me sinto mais leve agora :)

Temos que esperar pra ver como é que vai ser.

22 comentários:

  1. Exclui minha loja de lá! Acho um absurdo quem sequer cogitar a continuar, querem ganhar ate encima do trabalho dos correios. Como renovei minha conta em janeiro, ja pedi cancelamento e receberei devoluçao dos dias que nao usei.
    Parece que quem pedir cancelamento da loja ate 15 d emarço recebe os dias que nao usou de assinatura.....Corram atrás disso! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Acabei de ler seu texto e eu não poderia concordar mais. Me senti muito desrespeitada com essas mudanças abusivas do elo7! Por isso estou fechando a minha loja, e espero que os demais lojistas sejam espertos o suficiente para fazerem o mesmo.
    Aliás, posso divulgar o seu texto? Já que não podemos veicular nossas opiniões ao elo7 (porque eles simplesmente barraram nossos comentários), acho que devemos alertar as pessoas a não entrarem nessa roubada! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou fechando minha loja, apesar de não ter encontrado ainda uma alternativa pra substituir. Estou entre Tanlup e Iluria por enquanto, preciso ver melhor qual é mais em conta!
      Pode sim, sinta-se à vontade! Na verdade acho que só escrevi esse texto porque não encontrei nenhum lugar no site do Elo7 em que pudesse me expressar. Realmente foi um desrespeito com todos os lojistas, que precisam ser alertados.
      Obrigada pelo comentário! Bjs

      Excluir
  3. Ótimo testo, também concordo com você. No ano passado quando surgiu a nova conta pro já queria deixar o elo7 mas resolvi tentar e utilizei o moip algumas vezes e não gostei mas mesmo assim tentei mais uma vez até que tive um problema com uma cliente que pagou o pedido via transferencia online e o moip não repassou o pagamento causando transtorno para a cliente e para mim também. Depois veio essas regras novas e definitivamente não quero tentar mais. :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tive muitos problemas com o Moip também. Já aconteceu comigo de o pagamento demorar demais pra cair, e a cliente achar que eu estava atrasando o produto.
      Agora que vão me cobrar até pelo depósito resolvi sair mesmo, porque dai já é palhaçada. E eu ainda to pesquisando pra achar uma loja virtual nova pra usar... complicado -_-

      Excluir
  4. Indignação total,
    Seria interessante o Google nos oferecer hospedagens onde pudéssemos expor nossos produtos artesanais.
    Disponibilizar ferramentas para criação dessas lojas e concentrar todas as lojas criadas em um único site com exposição de fotos divulgação e conclusão de vendas.
    Acredito que com a credibilidade "Google" teríamos aumento de vendas,preço justo como assinantes e seriamos respeitados como trabalhadores autônomos com deveres e principalmente direitos.
    Sei que não é fácil, mas como a união faz a força...

    ResponderExcluir
  5. "Uma andorinha só não faz verão, mas pode acordar o bando"

    ResponderExcluir
  6. Você disse tudo! Ontem, com a efetiva instalação dos novos termos de uso do Elo7, li e reli para ter certeza do total absurdo que é tudo aquilo. Decididamente, também encerrarei minha lojinha lá. Sobretudo pelo fato de ter cobrança para depósito em conta...
    Se me permite, quero publicar seu texto no meu blog (www.trancandoarte.blogspot.com.br).
    Em tempo, parabéns pelos seus trabalhos. Lindos e delicados!

    ResponderExcluir
  7. Já fechei minha loja do Elo7 há tempos.
    Elo7 virou tipo um "Mercado Livre", lamentável...
    Muito mais fácil usar o tanlup, divitae, etc.
    Você paga uma taxa fixa e tem uma loja virtual muito mais bonita e mais profissional que o tal ELO7.

    ResponderExcluir
  8. Nossa é um absurdo, gente sou vendedora da elo7 e Airu e levei um golpe da Moip, ela não repassa o dinheiro, eles alegam que a minha conta está com problema e nisso fica te fazendo de boba. Estou a quase 3 meses lutando para conseguir o meu dinheiro, eles bloquearam até para usar o seu saldo para compras acredita? o que se vê de reclamação de golpe da moip é de se espantar.
    Encontrei no facebook um movimento "contra mudanças no elo7" e lá estamos nos unindo para termos os nossos direitos. Assinem a petição é so acessar contra mudança no elo7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. comigo tbm, não repassam o dinheiro. vou pra justiça

      Excluir
  9. Olá! Para os artesãos interessados em uma divulgação com maior alcance, estamos lançando uma novidade: a YOUNIQQ, uma vitrine virtual que divulga artesanato de qualidade na grande mídia (portais de Internet, jornais, revistas etc), atingindo centenas de clientes em potencial. Faremos uma divulgação especial para o Natal de 2104 e estamos recebendo cadastro dos artesãos interessados. Saiba mais em nosso site: http://www.youniqq.com/divulgue.html Abs =) Leda

    ResponderExcluir
  10. Sabe o que eles fizeram comigo ontem? Me enviaram um e-mail com uma conversa colada entre uma cliente e eu e disseram que minha venda era irregular. Bloquearam minha conta, respondi o e-mail perguntando qual era a irregularidade é até agora ninguém respondeu. O pproblema é que o pagamento foi feito via depósito e eles querem essa maldita comissão. Se a gente subir os preços pra dá essa comissão sem que. A gente se prejudique, quem vai nos comprar?

    ResponderExcluir
  11. Olá pessoal, estamos com uma proposta que acreditamos que irão gostar. Conheçam a RedeAteliê, rede social e comercial dos artesãos: http://bit.ly/RedeAteliê-arte-sanato

    Esperamos que gostem! :)

    ResponderExcluir

  12. Olá queridas, como se não bastassem as mudanças a obrigatoriedade de usar o moip nos deixam refens deles. todas as vendas que fiz não recebi 1 centavo até a gora pois eles erraram em um dado bancario meu e não consertam mesmo depois de tantos pedidos. Enfim... não vendo mais lá e vou colocar na justiça. Bjs a todas e boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade não é welington ele é meu esposo sou Paula a conta google dele estava logada.

      Excluir
  13. Já já esse site ELO7 vai acabar, eles não respeitam os logistas, isso porque pagamos para vender, imagina se fosse de graça, eu estou fechando a minha loja tbm é muita falta de respeito.
    sumiram com meu dinheiro na moip e eles ainda vinheram me falar que o site estava com problema.

    ResponderExcluir
  14. Olá! Cheguei a seu blog através do google, embora a postagem seja antiga. Eu tenho uma loja de artesanato no Elo7, O Jardim acessórios. Publiquei a um tempo a foto de um porta-cartões de tecido que costuro, ao lado de cartões da minha loja. Os cartões são "coadjuvantes" na foto, aparecem ali somente para dar um charme, mostrar a função do produto. Inclusive, não dá para ler nada do que está escrito nos cartões (redes sociais e e-mail). Acredita que o Elo7 mandou e-mail pedindo para tirar essa foto do ar? Gente, para mim isso é censura. É o meu trabalho, não tenho direito nem de "assinar"? Estou enojada. Tomara que o Elo7 acabe, como tantas plataformas e sites já acabaram, para aprenderem a não explorar assim artesãos e pequenos empreendedores. Já somos tão massacrados com taxas, e ainda isso!

    ResponderExcluir
  15. Seu texto foi muito esclarecedor. Obrigada por tirar um tempo pra escrever sobre o ELO7. Você está em outra plataforma? Estou perdida em qual escolher.

    ResponderExcluir
  16. Agora tem também o ateliweb.com que você pode divulgar seus produtos artesanais, seus contatos, tem sua página também e não paga comissão nenhuma sobre as vendas. Tem uma taxa fixa de R$29,90 por mês e mais nada.

    ResponderExcluir
  17. Agora tem comissão de 18% sobre a venda e não tem como continuar sem aumentarmos preço dos produtos. As vendas caíram muito !!!!!!!

    ResponderExcluir